Morada do Sol 360°, 2019
Aquarela sobre papel
19,7 x 26 cm (cada)
Comecei a trabalhar com aquarela em 2016, interessada na fluidez do material, como uma forma de exercitar a perda de controle no processo artístico. Há um certo tempo distante da pintura e vinda de mais de uma década de trabalho focada no espaço expositivo, intuí que era importante quebrar alguns padrões mentais ligados à disciplina rígida da produção de minhas instalações.
Por outro lado, a escolha da aquarela também supre uma necessidade de me afastar eventualmente do métier da arte contemporânea, numa estratégia de reativamente de tensões especificamente ligadas ao ato de pintar, e que, na minha história são muito conectadas à decisão de fazer arte. Além disso, me agrada muito o fato de me aproximar de uma linguagem considerada menor na história da arte, e tradicionalmente delegada às mulheres.
A série de aquarelas Morada do Sol 360° é baseada em dez fotografias da cachoeira Morada do Sol, na Chapada dos Veadeiros, tiradas a partir de um giro de 360° sobre uma pedra no meio do Rio São Miguel.